Lucio-Costa_mg_4885.png

CENTRO MÉDICO LÚCIO COSTA

Centro Clínico

Uso Saúde - Clínico
Localização SGAS 610 Lote 74, Brasília-DF, Brasil
Área do Terreno 12.500,00m²
Área Construída 41.300,00m²
Ano de Projeto 2009
Início da Obra 2012
Status Concluída


Projetos Complementares
Estrutural RDB Estruturas
Fundações Embre Engenharia Geotécnica
Hidrossanitário e Elétrico Martins Projetos
PPCI Martins Projetos
Ar Condicionado Martins Projetos
Gás Martins Projetos
Interiores Déborah Pinheiro
Paisagismo Ana Paulo Roseo
Fotos Daniel Mira

 

 


O projeto de design arrojado, demonstra preocupação desde a implantação até pequenos detalhes.

Sua localização, em uma das principais vias de ligação ao bairro Lago Sul, teve como desafio comunicar, por meio de um lote esguio, duas ruas com desnível de aproximadamente 4 metros. A implantação parte da criação de uma praça longitudinal entre os dois edifícios, com desnível variável, que serve não só de área de convívio para os usuários do prédio, como faz a conexão visual entre os blocos. Para reforçar a importância desta praça e tornar seu espaço mais interessante, foram criadas coberturas tensionadas e um paisagismo marcante que conta com amplos espelhos d’água e vegetação favorecendo um microclima agradável.

Edificações com finalidades de saúde são sempre um desafio e um centro médico tem um fator agravante de não se saber exatamente como o espaço será ocupado e por quais especialidades. Deve-se considerar um projeto que abranja a maior variedade possível com qualidade de espaço, sustentabilidade e aproveitamento. Para atender tal programa não bastava um layout perfeito, a estrutura do edifício poderia ser fator limitante. Portanto, optou-se em tomar as decisões estruturais como um dos pontos de partida. Realizada em concreto armado, a adoção de um grid simples e racional, viabilizou flexibilidade do uso dos espaços internos, podendo se adaptar ao layout de diversas especialidades médicas.

Os volumes representam a antítese do peso versus a leveza: enquanto um bloco possui faixas de granito intercaladas aos painéis horizontais em vidro, a outra caixa de vidro valoriza os riscos de concreto que despertam a profundidade volumétrica acompanhada de uma longa marquise. Um plano solto e leve sobre pilares metálicos expressivos.